Processo de venda de casa

A quantidade de documentos necessários para a compra e venda de casa são uma dor de cabeça. começando logo com o contrato-promessa de compra e venda até à escritura do imóvel, impostos e seguros obrigatórios, os procedimentos ainda são muitos. Explicamos tudo o que deve fazer:

Compra de casa

A compra de uma casa não é uma compra banal, é provavelmente uma das compras mais importantes da vida da maioria das pessoas, uma compra para a vida. Assim para que não tenha precalços depois da escritura feita, deve garantir que conhece desde os pormenores técnicos, registos associados, certificado energético e historial do condomínio.

Listamos os documentos que deve solicitar ao vendedor, que deverá ser o vendedor a fornecer, se quer vender o imóvel:

Ficha técnica de habitação
A ficha técnica tem base legal no Decreto-Lei n.º 68/2004, de 25 de Março, e o seu modelo aprovado pela Portaria n.º 817/2004, de 16 de Julho. A Ficha técnica do imóvel é obtida na câmara municipal respectiva. Sem a Ficha Técnica de Habitação não se consegue fazer escritura do imóvel. 

Excepções a este requisito. 

  • Prédios construídos antes da entrada em vigor do Regulamento Geral das Edificações Urbanas (Decreto- Lei n.º 38 382, de 7 de Agosto de 1951);
  • Prédios edificados que, a 30 de março de 2004, tivessem já licença de utilização ou tivesse requerido a sua emissão.

Certidão do Registo Predial
A certidão do Registo Predial, permite mostra que o vendedor é mesmo o proprietário do imóvel, se existem ou não penhoras associadas à casa que vai comprar, ou se simplesmente existem registos a favor de alguma entidade bancária. A Certidão do Registo Predial é pedida numa Conservatória do Registo Predial. Este documento permite verificar a sua composição, proprietários, ónus ou transmissões. Pode também obter esta informação online no Registo Predial Online, um serviço do Ministério da Justiça em que pode consultar a Certidão Permanente de registo predial e a Informação Predial Simplificada, através dos respetivos códigos.

Esta Certidão Permanente tem um custo de 15 euros

Caderneta Predial do Imóvel
A caderneta predial pode ser pedia em qualquer repartição de finanças ou no Portal das Finanças. A caderneta predial permite-lhe saber a situação fiscal do imóvel, o valor de avaliação e se o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) está regularizado e o seu valor.

Certificado Energético
Por lei, o proprietário é obrigado a apresentar este documento logo que a venda do imóvel é anunciada. O Certificado atribui uma classificação ao imóvel, consoante o seu desempenho energético, de F (pior desempenho) a A+ (melhor desempenho).

Historial do condomínio
Se optar por comprar um apartamento incluído num condomínio (regime de propriedade horizontal) é útil saber o seu historial. Poderá pedir ao vendedor cópias do regulamento e das atas da assembleia de condomínio, com informação pertinente sobre despesas aprovadas para obras a realizar, valor das quotas e do fundo comum de reserva.

Agora sim, vamos aos contratos
Reunida toda a informação sobre a habitação, é altura de avançar para a compra. A primeira etapa na compra de casa passa por um Contrato-Promessa de Compra e Venda. Não sendo obrigatório, é o instrumento usado para formalizar a intenção de compra, sendo uma garantia do futuro contrato definitivo. O documento regula os direitos e deveres de comprador e vendedor, montantes (da compra e do sinal dado como adiantamento) e data de entrega da casa.

Quando for formalizar o contrato-promessa, tenha em atenção os requisitos a constar no documento:

  • Identificação das partes vendedores e compradores (nome completo, estado civil, morada e identificação civil e fiscal);
  • Identificação do imóvel (física, registal, fiscal e licença de utilização, ficha técnica e certificação energética);
  • Prazo para a escritura;
  • Consequências para incumprimento
  • Preço de venda acordado
  • Valor do sinal dado como adiantamento
  • Valor dos reforços do sinal, caso existam ebm como as datas para os respetivos pagamentos
  • Referência à execução específica, que permite, a qualquer uma das partes, obter sentença judicial que produza os efeitos da declaração negocial em falta
  • Indicação de que a habitação será vendida livre de ónus e encargos

Deve contratar advogado mas poderá ver também uma minuta do Contrato-Promessa de Compra e Venda no Registo Predial Online.

Depois de toda esta documentação reunida, e do pagamento garantido é agendar a escritura de compra e venda do imóvel.

 

Compra e Venda de Imóvel

Subscribe

Subscribe Newsletter

Conheça todos os documentos da sua casa que tem de apresentar quando pretende vender.

Subscribe

Subscribe Newsletter

Follow us
ATTENTION This site uses cookies. By browsing the site you will consent to its use. Learn more about the use of cookies.

AcceptHow to configure